A suplementação de vitaminas e minerais é fundamental para pessoas que apresentam deficiências nutricionais, no caso de crianças isso deve ser levado ainda mais a sério, já que elas estão em importante fase de crescimento. Obter esses componentes através de suplementos pode ser necessário até mesmo no caso de crianças que seguem uma alimentação saudável e variada.
Crianças costumam ter muita dificuldade em se adaptar à ingestão de certos alimentos, o que pode fazer com que elas deixem de consumir nutrientes fundamentais para que seu crescimento seja plenamente saudável. Por isso, a suplementação de vitaminas e minerais é tão importante, pois complementa as áreas não contempladas na dieta.
A vitamina D, fabricada principalmente a partir da exposição solar, é responsável pela formação dos ossos, além de estar associada ao bom funcionamento dos sistemas imunológico e respiratório, entre outras incontáveis funções. Só que os banhos de sol e a alimentação nem sempre são suficientes para garantir doses adequadas, por esta razão é indicada a suplementação.
Levar a criança para brincar ao ‘ar livre’ aumenta a exposição ao sol e produção pela pele de vitamina D, mas o uso de protetor solar é indispensável para evitar queimaduras e neste caso reduz a produção da vitamina D, por esta razão a suplementação é segura e recomendada por pediatras.
Para o desenvolvimento saudável, crianças e adolescentes precisam ingerir diversos tipos de minerais, entre eles, o cálcio. Seu consumo diário é importante para formar e manter dentes e ossos, onde 90% do mineral permanece justamente nessas estruturas rígidas. O restante está distribuído pelo corpo, para contrair e relaxar as fibras musculares. A principal fonte de cálcio é o leite e seus derivados, mas as combinações são importantes, pois algumas ingestões simultâneas prejudicam sua absorção, assim como a deficiência de algumas vitaminas também impede a absorção deste mineral. Por essa complexidade recomenda-se a suplementação. Nosso suplemento já traz a combinação ideal para melhor absorção do cálcio pelo organismo da criança.
Alimentos ricos em ferro, como carnes, e aqueles fonte de cálcio, como o leite, não devem ser consumidos juntos. Isso porque o cálcio interage negativamente, diminuindo a absorção do ferro. Outro problema é o ácido oxálico, presente na beterraba, no espinafre e na acelga, que prejudica a capacidade do organismo para absorver o cálcio. A cafeína, encontrada no café e em refrigerantes, também é prejudicial à absorção do mineral. Ela tem o poder de “sequestrar” o cálcio dos ossos. Mas o segredo continua sendo ter uma alimentação variada e equilibrada e suplementar em casos de indicação médica.